quinta-feira, outubro 25, 2007

Pinto da Costa mete medo a muitos clubes


José Lorvão/Record Nunca fui mandado embora do FC Porto. Fui sempre eu que quis sairDelane Vieira é uma personagem do futebol conotada com o ocultismo e com as ciências dos espíritos. Durante a década de 80 teve a confiança do presidente do FC Porto, mas de um momento para o outro desapareceu. Agora, quase dez anos depois de ter deixado o futebol português, Delane promete dar que falar: vai publicar um livro.



- Correio Sport - Que temas irão ser abordados no seu livro?
- Delane Vieira - Irei escrever sobre os quase 40 anos que tenho de futebol. Sobre pessoas que me deixaram saudade, sobre as víboras que existem no futebol e sobre corrupção. E já há pessoas que estão amedrontadas.
- O que sucedeu?
- Depois de me terem enviado um contrato para formalizar o acordo, fui surpreendido com um ataque de cobardia por parte do dono da editora
– recuou com medo de Pinto da Costa.
- Medo?
- Disse taxativamente que tinha medo do Sr. Pinto da Costa e do seu staff alegando situações que terão ocorrido aquando da publicação do livro de Carolina Salgado. Disse-me que temia por processos contra ele e que o Sr. Pinto da Costa exercia forte influência no poder judicial e que sendo a sua editora pequena temia que fosse obrigado a fechar a porta.
- Qual foi a editora?
- Não merece publicidade.
- Há corrupção no futebol português?
- Há muitos anos que se escreve sobre isso nos jornais.
- Considera que o livro não vai agradar a Pinto da Costa?
- É natural que não. Todos os que mentiram a meu respeito irão ser visados. Passei pelo FC Porto só com vitórias e sem problemas com ninguém, alguns é que tiveram problemas comigo.
- O que motivou o corte de relações com Pinto da Costa?
- Foi por cauda de terceiros e terceiras que não vou revelar, por enquanto. Não serei bonzinho com ele. Mas não o irei atacar gratuitamente, apenas contarei histórias verdadeiras.
- Há semelhanças com o livro de Carolina Salgado?
- Nenhuma, nunca fui namorado de Pinto da Costa.
- O seu relacionamento com Pinto da Costa e o FC Porto foi no campo da parapsicologia ou no campo empresarial?
- Com o clube, trabalhei como empresário de futebol. No campo estritamente pessoal, fui muito amigo e parapsicólogo de Pinto da Costa.
- Lamenta o fim da sua relação com Pinto da Costa?
- Não lhe dou a importância que ele para mim não tem. Não fui eu que traí essa amizade.
- Sente que foi afastado do FC Porto porque já não servia?
- Nunca fui mandado embora do FC Porto, fui sempre eu que quis sair
.- O que sente pelo seu nome ter sido apagado da história do FC Porto?
- Só não sou reconhecido por aqueles que têm medo de mim e é bom que assim seja porque atrás do medo vem o respeito.
- Há quem diga que nunca trabalhou para o FC Porto.
- Posso provar o contrário.
- Gostava de voltar a trabalhar no futebol português?
- Pinto da Costa mete medo a muitos clubes. Houve vários que temiam ser prejudicados caso me contratassem.- Pinto da Costa tem medo de si?
- Não, eu é que deveria ter medo dele e não tenho. Faço parte dos 2 % que não lhe prestam vassalagem. Nunca confundi amizade com vassalagem.
- No Benfica teve o mesmo êxito do que no FC Porto?
- Em proporção sim, Mas não tive tanta liberdade como quando trabalhei no FC Porto. Na Luz, trabalhei quase sempre como empresário e não como parapsicólogo. Tive bons amigos no Benfica, o treinador Otto Glória, o presidente Borges Coutinho e o Chico Calado, para além de outros jogadores.
- O que ganhou na Luz?- Só campeonatos e Taças de Portugal. As vitórias internacionais estavam guardadas para o FC Porto.
- Algum clube lhe deve dinheiro em Portugal?
- Sim, mas mais importante do que o dinheiro foi ficarem a dever-me favores e respeito.

José Carlos Soares
Será que o que se fala na imprensa sobre as escutas constantes do processo "Apito Dourado" serem declaradas ilegais têm algo haver com o para-poder que o Sr. Pinto da Costa terá sobre alguém do Ministério Público, da judiciária do Porto ou sobre, por exemplo, do tribunal da Relação do Porto ou outro qualquer algures na nossa galaxia... está história está a ficar bonita, não concordam ? (por vzes imagino na zona da foz do Douro, quantos que fazem ou fizeram parte das instituições a cima referidas teram "comido" n Carolinas salgados da noite portuense, salvo erro, consta que o braço direito do PC o Sr. Reinaldo teles será proprietário dessas casas de diversão que tantos gostam. Será que era muitom caro ??)

Sem comentários:

Enviar um comentário