domingo, maio 18, 2008

Justiça: Fórum do Ministério Público


PGR contra ‘leis da moda’O procurador-geral da República criticou ontem o poder legislativo, acusando-o de estar "desfasado da realidade". Pinto Monteiro deu o exemplo do novo pacote de leis contra a corrupção, afirmando que se trata "de uma legislação da moda".

Perante uma plateia de 300 magistrados de todo o País, o que levou o procurador-geral da República (PGR) a suspeitar de que tivessem "prometido um brinde à saída", Pinto Monteiro traçou um retrato negro do Ministério Público, mas vestiu a camisola e assumiu como prioridade prestigiar esta magistratura perante os cidadãos.

"O facto de ter sido magistrado judicial não significa que não vista a camisola do MP", fez questão de deixar claro Pinto Monteiro, admitindo que "os ventos não correm favoráveis ao MP".

No II Fórum do Ministério Público, que decorreu ontem na Faculdade de Direito de Lisboa, o PGR não ficou para ouvir os testemunhos directos das razões da "descrença e do pessimismo", mas deixou uma mensagem: "No dia em que tivermos o respeito do cidadão, temos o respeito do poder político."

No final do fórum, foi aprovado um manifesto a reclamar "iniciativas do poder político" para dar resposta aos "graves problemas" do MP.

Ana Luísa Nascimento

Sem comentários:

Enviar um comentário