sábado, setembro 12, 2009

"Grupo Bilderberg" - http://www.semanario.pt/noticia.php?ID=4956

Depois de Sócrates e Santana terem ido ao clube antes de serem PM

Portugal parece que está a ser governado pelo clube de Bilderberg. Se Ferreira Leite ganhar as eleições de 27 de Setembro, é já o terceiro primeiro-ministro em apenas cinco anos que antes de se sentar em Belém se senta nas cadeiras do clube de Bilderberg.

Ferreira Leite foi a Bildeberg em Maio antes de poder vir a ser primeira-ministra Portugal parece que está a ser governado pelo clube de Bilderberg. Se Ferreira Leite ganhar as eleições de 27 de Setembro, é já o terceiro primeiro-ministro em apenas cinco anos que antes de se sentar em Belém se senta nas cadeiras do clube de Bilderberg.
Em Junho de 2006, José Sócrates e Santana Lopes marcaram presença no clube, que teve lugar em Itália.. Santana seria primeiro-ministro dois meses depois e nem passaria um ano para José Sócrates chefiar o Governo.
Em Maio deste ano, na Grécia, foi Ferreira Leite a estar presente. Portugal parece que está a ser governado pelo clube de Bilderberg. Se Ferreira Leite ganhar as eleições de 27 de Setembro, é já o terceiro primeiro-ministro em apenas cinco anos que antes de se sentar em Belém se senta nas cadeiras do clube de Bilderberg.
Em Junho de 2006, José Sócrates e Santana Lopes marcaram presença no clube, que teve lugar em Itália. Santana seria primeiro-ministro dois meses depois e nem passaria um ano para José Sócrates chefiar o Governo.
Neste ano, o clube parece ter jogado em simultâneo nos dois tabuleiros, socialista e social-democrata, e acertou na mouche. Em Maio deste ano, na Grécia, foi Ferreira Leite a estar presente em Bilderberg.
Não é muito vulgar, os líderes dos partidos serem convidados para o clube mas constituía a última oportunidade de ter Ferreira Leite na reunião, antes de poder ser primeira-ministra de Portugal já em Outubro próximo.
Na verdade, poderia ter sido mais adequado apostar na presença de uma jovem esperança social-democrata, por exemplo Pedro Passos Coelho, em vez de levar Ferreira Leite. Refira-se que muitos observadores nunca acreditaram na possibilidade de Ferreira Leite à liderança do partido, quer na sequência da eleição de Marques Mendes quer, sobretudo, da eleição de Luís Filipe Menezes, pensando-se que o autarca de Gaia seria o homem a defrontar Sócrates nas legislativas de Setembro.
Há, no entanto, quem defenda que Bilderberg nunca dorme e que estava tudo devidamente previsto. Ferreira Leite só não foi ao clube, já em 2008, porque tinha acabado de ser eleita líder do partido. Rui Rio acabou por ser o representante do PSD na reunião.
Refira-se que Francisco Pinto Balsemão, como membro permanente do clube de Bilderberg, tem funcionado como principal consultor na indicação portuguesa das figuras a estarem presentes. O clube há muito que ganhou fama de que nada acontece por acaso no seu seio.
Em Maio, quanto esteve na Grécia, houve uma sondagem que deu o pior resultado de sempre ao PSD, com vinte e três por cento. Durante a campanha para as eleições europeias, que decorreu logo na semana seguinte a Ferreira Leite ter vindo de Bilderberg, a líder do PSD era literalmente abatida pela comunicação social, bem como por muitos comentadores, entre os quais o professor Marcelo Rebelo de Sousa.
Ferreira Leite foi criticada por não ter escolhido Marques Mendes para cabeça -de-lista às europeias, em vez de Paulo Rangel (ainda esta semana, no seu comentário no jornal "Sol", Rebelo de Sousa dizia que era pena Ferreira Leite não poder fazer dupla com Marques Mendes).
A presidente do PSD também foi criticada por estar ausente da campanha, deixando o palco a Rangel. Tudo iria mudar com a vitória do PSD nas europeias, com o PS a ser penalizado e os social-democratas a ganharem uma dinâmica de vitória que hoje lhes permite discutir taco-a-taco o lugar de primeiro partido com o PS.
Nas sondagens, socialistas e social-democratas continuam tecnicamente empatados. No entanto, em termos de ciclo político, Ferreira Leite poderá ter vantagem sobre Sócrates. Há quase dez anos que os ciclos políticos encurtaram, fazendo com que os primeiros-ministros se sucedam nos lugares.
O clube de Bilderberg tem tido a preocupação de convidar quase sempre figuras de partidos que governam os países em alternância. Assim se explica que, nos últimos anos, em relação à delegação portuguesa, tenham estado presentes nomes como Aguiar Branco, Augusto Santos Silva, Nuno Morais Sarmento, António Costa e Rui Rio.
Aguiar Branco já ensaiou uma candidatura à liderança social-democrata e hoje tem aparecido como eminência parada de Ferreira Leite, talvez à procura de uma nova oportunidade. Nuno Morais Sarmento tem sido apontado como um dos candidatos a líder no futuro, talvez no processo de sucessão de Ferreira Leite. Rui Rio é outra figura que é há muito falada para a liderança social-democrata.
No campo socialista, António Costa, que esteve presente no ano passado, juntamente com Rio é, garantidamente, o homem com melhores condições políticas para um da chegar à liderança do PS.
Quanto a Augusto Santos Silva, estão por revelar as suas possibilidades de chegar à liderança socialista mas o facto é que depois de Sócrates a ala mais à esquerda do PS, onde Augusto Santos Silva se insere, pode querer tomar conta do partido.
Bilderberg nunca dorme em serviço.
Este ano, juntamente com Manuela Ferreira Leite esteve em Bilderberg o então ministro da Economia, Manuel Pinho. Para além do poder da organização, há fenómenos psiciológicos que, por vezes, não são de fácil explicação. Manuel Pinho nunca teve na vida política um gesto como aquele que dirigiu a Bernardino Soares há dois meses, no calor de um debate na Assembleia da República, os célebres "corninhos".
O facto é que tal aconteceu antes da reunião de Bilderberg e contra uma figura de um partido marxista-leninista, que há bem pouco tempo disse que tinha dúvidas que a Correia do Norte não fosse uma democracia.
Num momento em que o capitalismo conheceu uma das suas piores crise de sempre, há quem perspective graves convulsões sociais e o marxismo renasce como doutrina económica e política, é preciso ter cuidado com as coincidências.
Refira-se que a reunião deste ano de Bilderberg teve como grande tema de discussão, precisamente, a crise económica e do capitalismo. Quanto a Manuel Pinho, o facto é que depois de se demitir do cargo, o ex-ministro já teve várias provas de solidariedade política, ao mais alto nível, do primeiro-ministro e de muitas figuras da elite económica. Esta semana, Manuel Pinho deu nome a uma rua em Paços de Ferreira, Avenida Doutor Manuel Pinho.
É assim que o mistério à volta de Bilderberg se vai cimentando. Governo sombra mundial Lista actualizada dos portugueses em Bilderberg Há dois anos, o Semanário publicou em exclusivo a lista de todos os portugueses que já estiveram em reuniões de Bilderberg, uma espécie de governo-sombra a nível mundial.
Hoje, é uma das páginas mais consultadas e comentadas da blogosfera.
O SEMANÁRIO actualiza a lista, em relação aos portugueses presentes nos últimos três anos.
Francisco Pinto Balsemão - É membro permanente do Clube de Bilderberg desde 1988, tendo participado em quase todas as reuniões anuais desde essa data. Pertence mesmo ao comité restrito, denominado "Steering". É ele quem tem convidado muitas personalidades portuguesas a estarem presentes no clube.
Mira Amaral -ex- ministro da Indústria de Cavaco Silva. Participou na reunião de Bilderberg em 1995, no final do governo de Cavaco Silva, numa altura em que o professor rumava à corrida a Belém e Fernando Nogueira e Durão Barroso disputavam a liderança do PSD.
Joaquim Ferreira do Amaral - ex- ministro das Obras Públicas de Cavaco Silva. Participou na reunião de Bilderberg que ocorreu em Sintra, em 1999, uma das que teve mais participantes portugueses. A sua presença é significativa, tanto que dois anos depois seria candidato à Presidência da República, defrontando Jorge Sampaio. Só esteve presente em 99.
António Barreto - Este investigador esteve presente na reunião de 1992, em pleno cavaquismo, um ano depois de Cavaco obter a sua segunda maioria absoluta. Intelectual brilhante, o género de pessoa que os bilderbergs políticos gostam de ver no seu seio.
Durão Barroso - Participou na reunião de Bilderberg de 1994, quando era ministro dos Negócios Estrangeiros de Cavaco Silva. Em 2003, voltou a estar presente no clube de Bilderberg, já na qualidade de primeiro-ministro. Em meados de 2004, Durão era designado presidente da Comissão Europeia. Nesta qualidade, tem participado em quase todas as reuniões anuais. É, sem dúvida, o português com mais presenças em Bilderberg, com todas as condições para poder suceder a Pinto Balsemão no Conselho Permanente.
António Borges - Esteve presente na reunião do clube em 1997, o que mostra que o seu nome é badalado para altos voos há muito tempo. Maria Carrilho - Esta socialista, especialista em assuntos de defesa, esteve presente na reunião do clube em 1995, o ano da chegada ao poder de António Guterres.
António Guterres - Esteve presente na reunião de 2006, n na qualidade de Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados.
Roberto Carneiro - ex- ministro da Educação de Cavaco Silva. Esteve presente na reunião de 1992, no auge do cavaquismo.
Vitor Constâncio - Esteve presente em Bilderberg em 1988, quando era secretário-geral do PS.
Vasco Pereira Coutinho - Esteve presente na reunião de 1998, numa altura em que Marcelo Rebelo de Sousa liderava o PSD.
João Cravinho - Esteve presente na reunião de 1999, no auge do guterrismo, sendo então ministro do Planeamento e da Administração do Território.
José Cutileiro - O embaixador português esteve presente na reunião de Bilderberg em 1994, tornando-se presidente da estrutura de defesa da União Europeia, a UEO nesse ano.
José Manuel Galvão Teles - Este advogado, próximo de Mário Soares, Esteve presente na reunião de Bilderberg em 1997, no auge do guterrismo.Teresa Patrício Gouveia - ex-ministra do Ambiente e ex-secretária de Estado da Cultura dos governos de Cavaco Silva e ex-ministra dos Negócios Estrangeiros de Durão Barroso, esteve presente na reunião de Bilderberg em 2000.
Marçal Grilo - ex- ministro da Educação de António Guterres, esteve presente na reunião de Bilderberg de 1999, em Sintra.
Miguel Horta e Costa - Esteve presente na reunião do clube em 1998, no tempo da liderança laranja de Marcelo Rebelo de Sousaq, sendo vice-presidente da Portugal Telecom. Depois ascenderia à presidência da empresa.
Margarida Marante - É um dos poucos jornalistas que marcaram presença em Bilderberg, tendo estado na reunião de 1996.
Vasco de Mello - Um dos grandes empresários portugueses, esteve presente na reunião de Sintra, em 1999.
Carlos Monjardino - Esteve presente na reunião de Bilderberg de 1991, no auge do cavaquismo e no ano da reeleição de Mário Soares, de quem é muito próximo.
Murteira Nabo - ex. ministro de António Guterres, esteve presente na reunião do clube em 1999, era, então, presidente da PT.
Faria de Oliveira - ex- ministro do Turismo de Cavaco Silva, actual presidente da Caixa Geral de Depósitos, esteve presente na reunião de Bilderberg em 1993.
Carlos Pimenta - ex- ministro do Ambiente de Cavaco, esteve na reunião de Bilderberg de 1991.
Francisco Lucas Pires - O malogrado líder do CDS, esteve presente na reunião do clube em 1988.
Ricardo Salgado - O presidente do BES esteve em Bilderberg em 1997, quando Marcelo era líder do PSD e voltou a estar presente na reunião de 1999, em Sintra.
Jorge Sampaio - ex- Presidente da República, participou na reunião de Bilderberg, em Sintra, na qualidade de primeiro magistrado da Nação portuguesa.
Nicolau Santos - O outro jornalista, juntamente com Margarida Marante, que participou em Bilderberg, tendo estado em Sintra em 1999.
Artur Santos Silva - Um dos grandes banqueiros portugueses, tendo estado presente na reunião de 1999.
Marcelo Rebelo de Sousa - Esteve presente na reunião de 1998, quando era líder do PSD e ainda julgava que era possível fazer renascer a AD com Paulo Portas e ganhar as eleições legislativas de 1999 a António Guterres.
Miguel Veiga - O advogado nortenho esteve em Bilderberg em 1994, no fim do cavaquismo.
António Vitorino - Ex-ministro de Guterres e ex-comissário europeu, esteve na reunião de Bilderberg de 1996, quando estava no governo.
Guilherme Oliveira Martins - Participou na reunião de 2001, quando era ministro da Presidência do governo Guterres.
Vasco Graça Moura - ex- deputado do PSD ao Parlamento Europeu pelo PSD, esteve presente na reunião de 2001 de Bilderberg.
Ferro Rodrigues - Esteve presente na reunião de 2003, quando era líder do PS, pouco depois de ter o caso Casa Pia ter deflagrado.
Santana Lopes - Esteve presente na reunião de 2004, que ocorreu de 3 a 6 de Junho em Stresa, Milão. Pouco mais de um mês depois era primeiro-ministro de Portugal. José Sócrates - Tal como Santana Lopes, esteve presente na reunião de Stresa de 2004. Menos de um ano depois seria primeiro-ministro.
Nuno Morais Sarmento - ex-ministro de Durão Barroso esteve presente na reunião de Bilderberg de 2q006, quando Marques Mendes era líder do PSD.
Augusto Santos Silva - Também esteve presente na reunião de 2006, já como ministro de Sócrates.
José Pedro Aguiar Branco - ex-ministro de Santana Lopes, ambém esteve presente na reunião de 2006.
Leonor Beleza - ex-ministra de Cavaco Silva, actual presidente da Fundação Champalimaud, esteve em Bilderberg em 2007.
Rui Rio - O presidente da Câmara do Porto esteve presente na reunião de 2008.
António Costa - O presidete da Câmara de Lisboa também esteve presente na reunião de 2008.
Manuela Ferreira Leite -- a presidente do PSD esteve presente na reunião deste ano.
Manuel Pinho - Esteve também presente na reunião deste ano, ainda na qualidade de ministro da Economia de Sócrates.
Sábado, 12 de Setembro de 2009 Director: Paulo Gaião

Sem comentários:

Enviar um comentário