sexta-feira, maio 07, 2010

O Crime compensa... ou não ?

Deputado do furto eleito conselheiro

Ricardo Rodrigues, o deputado socialista que furtou dois gravadores a jornalistas durante uma entrevista, foi ontem recebido com aplausos na reunião do grupo parlamentar e viu oficializada a sua nomeação como conselheiro do primeiro-ministro para as questões de segurança interna.

Numa resolução do Parlamento ontem publicada em Diário da República, Ricardo Rodrigues e José Pedro Aguiar-Branco (PSD) foram eleitos membros do Conselho Superior de Segurança Interna. De acordo com a Lei da Segurança Interna, este órgão é composto, entre outros, por dois deputados "designados pela Assembleia da República por maioria de dois terços dos deputados presentes, desde que superior à maioria absoluta dos deputados em efectividade de funções".
A nomeação para o cargo de alta confiança do primeiro--ministro, que preside o Conselho, surge numa altura em que todas as atenções estão viradas para Ricardo Rodrigues, depois de o deputado se ter envolvido na polémica com gravadores furtados a dois jornalistas da revista ‘Sábado’. E se, assim mesmo, dúvidas houvesse sobre a confiança do PS em Ricardo Rodrigues, o líder parlamentar do partido clarificou: "Conto com ele, o partido conta com ele e o País conta com ele", disse Francisco Assis, negando a intenção de afastar o deputado das funções.
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) remeteu ontem para a Comissão da Carteira e Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas a apreciação das queixas dos jornalistas.
SAIBA MAIS
SEGURANÇA INTERNA

O Conselho Superior de Segurança Interna é o órgão interministerial de auscultação e consulta do primeiro-ministro em matéria de segurança interna.
2008
Cavaco Silva promulgou a nova Lei de Segurança Interna em Agosto de 2008, que muita polémica gerou com a criação de um ‘superpolícia’.

O Relatório Anual de Segurança Interna de 2009 indica que se extraviaram três armas por dia, num total de 1095 extraviadas.
COMPOSIÇÃO
O Conselho Superior de Segurança Interna é composto, entre outros, pelo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, pelo comandante--geral da GNR, directores nacionais da PSP, da PJ e do SEF.
ASCENSO NOMEADO PARA ERSE
O ex-secretário de Estado e antigo deputado socialista Ascenso Simões foi ontem nomeado vogal do conselho de administração da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), durante a reunião de conselho de ministros.

Licenciado em Ciências Empresariais – Gestão e com uma pós-graduação em Gestão Pública, Ascenso Simões é membro da Comissão Nacional do PS, desempenhando ainda o cargo de presidente da Distrital de Vila Real do partido. Para além disso, o responsável está nos órgãos sociais de empresas ligadas ao sector energético: é presidente do conselho de administração da Tecaprod e administrador da Luzfisa. Na ERSE, Ascenso Simões irá ocupar o cargo de vogal, funções até então exercidas por Maria Margarida Aguiar e cujo mandato terminou em Julho de 2009.

in: jorrnal Correiro da manhã de 07-05-2010, edição Online

Sem comentários:

Enviar um comentário