sexta-feira, agosto 13, 2010

JUSTIÇA A PRÉMIO

A crise na Justiça, em brasa após o despacho do Freeport, é um dos temas centrais do discurso de Passos Coelho na Festa do Pontal, amanhã à noite, em Quarteira. Por outro lado, a derrapagem na execução orçamental será apontada contra Sócrates, nesta rentrée do PSD.

 
Também sobre a actual situação da Justiça em Portugal, Rui Alarcão, membro do Conselho Superior do Ministério Público designado pelo ministro da Justiça, defende que este órgão deve reunir o mais depressa possível. «A actual situação do MP, com problemas muitos graves, justificaria uma reunião extraordinária do Conselho» – afirmou ao SOL.

Num dos casos da actualidade, as razões que levaram Cândida Almeida, directora doDepartamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), a fixar o dia 25 de Julho como prazo limite e «definitivo» para a investigação do caso Freeport – apesar de ainda estarem pendentes várias diligências, como a inquirição do primeiro-ministro, José Sócrates – estão por explicar. Segundo o SOL apurou, no processo não consta qualquer despacho que fundamente aquela data e o despacho final dos procuradores titulares do caso adensam o mistério.

À margem do processo, houve foi uma troca de ofícios com a Procuradoria-Geral da República, em que Cândida Almeida alega que a 25 de Julho o inquérito deixaria de estar coberto pelo segredo de justiça. No entanto, segundo fontes judiciais explicaram ao SOL, «o fim do segredo de Justiça não impedia que o inquérito continuasse».



paula.azevedo@sol.pt, manuel.a.magalhaes@sol.pt e helena.pereira@sol.pt

 A falta de credibilidade dos diversos Agentes da Justiça, - todos eles NOMEADOS pelo Poder politico -, é o maior a e mais grave problema que a Justiça enfrenta nos últimos 800 anos na Historia de Portugal.

È evidente e lamentavel que a Justiça tenha varios pesos e várias medidas e várias velocidades - responsabilidade das herarquias e dos decisores, Magistrados do Ministério Publico e Juizes, e do poder politico e da area geografica -, mas o POVO sem cultura, sem ATITUDE, comodista e que só fala mas não morde, leva-nos a todos para este buraco sem fundo.

Podemos atribuir responsabilidades e muitos, mas a culpa é de todos nós que permitimos que tudo isto aconteça.

Lembrem-se que as coisas não aconteçem  só aos outros, aconteçe a nós tambem, é uma questão de tempo.

Isto toca a todos nós !!!, Amanhã é tarde demais...

Sem comentários:

Enviar um comentário