segunda-feira, junho 08, 2009

Mil polícias entregaram bonés e chamaram «mentiroso» a Sócrates



Foi uma manifestação em força, que terminou com chapéus a serem lançados para a rua. Os polícias estão descontentes e manifestaram isso mesmo esta segunda-feira em frente à residência oficial do primeiro ministro, após terem marchado desde o Parlamento.
A separá-los do Palácio de S. Bento surgiu apenas uma barreira policial, que susteve os ânimos mais exaltados. Entre gritos de revolta (e de «mentiroso»), empunhavam bandeiras da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP/PSP), que tinha convocado este protesto.
O presidente, Paulo Rodrigues, aproveitou para anunciar que a luta não vai parar, agendando uma nova acção para 30 de Junho. Dessa vez, os polícias podem mesmo parar, embora não saiba ainda como é que isso vai acontecer.
Entre as reivindicações da ASPP está a criação de uma tabela remuneratória «justa e adequada», a exclusão da PSP da Lei de Vínculos, Carreiras e Remunerações da Função Pública, a inclusão dos cônjuges nos serviços de saúde da PSP, a atribuição do subsídio de risco a todos os profissionais da PSP e a pré-aposentação aos 55 anos de idade ou 36 de serviço.
Os sindicatos acusam o Governo de não aceitar discutir as propostas que apresentaram e salientam que as negociações são apenas «uma mera formalidade de audição» e que o Executivo «tem de deixar de ter um olhar economicista sobre a PSP».

1 comentário:

  1. Destruiram este país e a continuarem não irá sobrar nada.Todos sabem que os serviços públicos são caros, mas ainda assim funcionavam e só tinham que aperfeiçoá-los.
    Destruiram-nos e deram-nos a empresas privadas a quem tem que pagar o dobro. Vejam a Parpublica !
    Os polícias estão a ser substituidos por empresas de segurança privada e por isso não lhes aumentam os ordenados nem lhes asseguram uma carreira com dignidade e respeito.
    Os Bombeiros estão a entrar neste barco e passará a haver alguma associações de Voluntários....etc.

    ResponderEliminar